segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Esporte e Tecnologia

Novidades tecnológicas ajudam os atletas e ainda dão uma forcinha para o Juiz
Por Marcello Maximiano


Na área esportiva a tecnologia tem se mostrado uma verdadeira aliada ao meio. As novidades tecnológicas ajudam os atletas a superarem limites e acabam dando uma forcinha para o Juiz, e quando o olho humano falha, as máquinas contribuem para dar um resultado mais justo.

No nado sincronizado, para os atletas ouvirem a música, é utilizado um som subaquático com ótima qualidade acústica, como também um “prendedor”, um clip de nariz para não incomodar os esportistas. A tecnologia neste esporte se faz presente através do recurso de áudio.

Ainda no mundo das piscinas, na natação, as câmeras acabam expondo minuciosos detalhes, provando que a tecnologia também faz revolução nos esportes. O desempenho dos atletas é analisado através de blocos de partida que são captados por câmeras, e, em diversos ângulos. Que tem como benefício dar vantagem na hora da largada. 



Na esgrima, era utilizado um sistema com cabos eletrônicos, que presos nos esportistas, imitavam os movimentos durante as provas, proporcionando uma analise mais consistente. Atualmente é usado um sistema sem fios (tecnologia wireless) e 100% brasileiro, que foi apresentado em Curitiba, anunciando o fim das famosas "enroladeiras" na esgrima, dando mais liberdade ao atleta. O sistema é compacto, tendo um transmissor protegido numa caixa de pequenas dimensões que fica junto ao esgrimista, pesando 70 gramas.

Nos esportes de luta é comum os atletas aprimorarem a velocidade dos golpes para uma melhor apuração dos resultados, mas o olho humano continua sendo o mesmo e com isso os resultados muitas das vezes são questionados e pode haver falhas. Por isso, nos jogos de Londres, no Taekwon-Do, foi usado um sistema eletrônico que sinaliza os golpes, visando eliminar dúvidas a respeito dos golpes válidos. A partir dos Jogos de Londres a modalidade também contará com a revisão em vídeo da arbitragem (modelo já existente em torneios de tênis, por exemplo), um direito de cada equipe em disputa em caso de movimentos que não sejam claros.

O judô é outra categoria de esporte de luta que utiliza a tecnologia para definir os seus resultados. Hoje, os atletas da modalidade, têm auxílio de programa de computador para estudar adversários na luta por medalhas. Existe também uma nova proposta de deixar um árbitro no tatame e outros dois assistindo a luta por monitores de TV. Já que, atualmente, são três árbitros que ficam posicionados no tatame analisando os golpes.
Enfim, é notório que a tecnologia é de grande valia para ajudar os atletas a superarem seus limites e o uso de máquinas acaba restringindo as margens de erros, apesar de que mesmo com todo seu avanço ainda existem possibilidades de falhas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário