segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Sedentarismo e Síndrome de "Over training"


Por Ana Carolina Quintella

A pratica esportiva carece de realização e dosagem.

Tratada por pesquisadores como pandemia, o sedentarismo – falta de atividade física – e responsável por uma em cada dez mortes por ano no mundo, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde.
A população, sem perceber, torna-se propícia a morte prematuramente.Aumenta-se o risco de infecções urinarias, depressão, câncer, pneumonia e principalmente doenças cardiovasculares e obesidade.É normal associarmos o sedentarismo apenas a não realização de atividade física intensa, como esportes, caminhadas e frequência em academias. Porém, de acordo com cada organismo, e possível que a própria troca de elevadores por escadas,por exemplo, resolva o problema. Lembrando que o acompanhamento médico e imprescindível.
O caso já é considerado problema de saúde publica, e observando que atualmente 70% da população nacional e sedentária, foi instituído 10 de março Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, motivando a causa.
A síndrome de "over training" - excesso de atividade física- sobrecarrega o corpo tanto quanto seu oponente.

Maria Inês Rodrigues, 45, não larga a academia por nada na vida.
O que e a atividade física pra você? 
Hoje a atividade física é parte do meu dia dia... Nem consigo me imaginar sem.
Que esportes/atividades pratica? 
Faço aeróbica, musculação, faço uma aula de 40 min de abdominal dois dias na semana.
Como você se sente quando falta a academia?
Me sinto como se faltasse algo em mim sem falar que fico insuportável e cheia de culpa.
Além das diferenças visíveis, como sente seu corpo, apos praticar atividades por um longo período? 
É uma adrenalina, pratico em média três horas e meia por dia,  as vezes quatro horas... Cinco dias da semana, as vezes meu corpo pede mais.
Você acha que o excesso de atividades físicas podem comprometer a saúde?
Eu espero que não... Até agora só me fez bem.
Quais esportes que ainda não realiza, faria, e quais excluiria, dos atuais? Por que? 
 Eu gostaria de fazer luta... Até já fiz algumas vezes mas os horários são incompatíveis no momento mas ainda quero fazer um dia. não tem nenhum que eu excluiria.

Pesquisa divulgada pela Unifesp, aponta crescimento na ultima década de 30% dos jovens com problemas nos joelhos,resultante do mau uso de aparelhos de academia e excessos físicos.
O dano gera aumento dos hormônios do estresse, aumentam a chance de AVC e desgasta o músculo cardíaco, pois há um aumento demasiado de sua frequência, e danifica a massa óssea, que torna-se frágil e mais propensa a fraturas.
Observe, não estamos comparando Homer Simpson ao Jhonny Bravo, mas apresentando problemas irreversíveis para a saúde. Toda pratica esportiva carece de realização e dosagem. Alie-se a ela, frequente seu médico regularmente, faça avaliações físicas e seja saudável. Viva bem e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário