sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Três Tambores: Você sabe o que é?

Por Camila Oliveira



Conheça mais sobre um dos esportes equestres que mais cresce no Brasil

Foto: Beto Negrão


Força, precisão, agilidade. Essas três características são essenciais para a prática do esporte que cresce a cada dia no cenário nacional, apesar de ainda não ser conhecido por grande parte da população. Quando falamos em esporte equestre, a maioria das pessoas lembra-se do Hipismo Clássico, Salto ou até mesmo dos passeios a cavalo. Mas são inúmeras as modalidades esportivas equestres existentes e entre elas encontra-se também os Três Tambores. 

Quem já assistiu a algum rodeio provavelmente já assistiu uma prova de Três Tambores feminino, já que nos rodeios esta prova é um privilégio somente das mulheres. Porém o esporte vai muito além dos rodeios, existindo diversos campeonatos por todo o Brasil, com muitos adeptos desde crianças até cavaleiros mais maduros e contando com premiações altíssimas para os campeões. 

O esporte funciona da seguinte maneira: Cavalo e cavaleiro devem fazer o percurso dos Três Tambores no menor tempo possível, obedecendo ao percurso oficial onde o conjunto deve correr para o 1ª tambor (tambor direito), passando pela direita do mesmo contornando-o. Em seguida, contornar o 2º tambor (tambor esquerdo), passando pela esquerda do mesmo e em seguida correr ao 3º tambor (tambor à frente), passando pela esquerda dele fazendo o contorno e disparando em seguida para a linha de chegada/partida. O percurso também poderá ser executado com a primeira volta sendo feita à esquerda do tambor e as duas outras voltas seguintes à direita. Não cumprindo este percurso normal, o competidor é desclassificado. O tempo começa a contar quando o focinho do cavalo passar pela linha de partida/chegada, que é delimitada por um equipamento de alta precisão, chamado de fotocélula. A distância oficial entre os tambores é de 27,50 m entre o 1º e o 2º, e de 32m entre o 2º e o 3º, podendo variar de acordo com a pista.


Para fazer um bom tempo, o competidor e seu cavalo devem contornar os tambores o mais próximo que conseguir, pois isso lhe dá alguma vantagem. O conjunto pode encostar e até balançar o tambor, mas se ele cair é acrescentado 5 segundos a mais em seu tempo para cada tambor derrubado. O tempo médio de um percurso de Três Tambores varia de acordo com a categoria dos animais e competidores, mas nas categorias profissionais atualmente o tempo dos campeões está em torno de 17 á 18 segundos, ou seja, é um esporte de grande adrenalina, habilidade e máxima velocidade.


Vídeo Thiago Botelho batendo recorde das fêmeas, Créditos Beto Negrão

 O esporte pode ser praticado por todas as idades. Para isso, existem as categorias que dividem os competidores em suas respectivas faixas etárias e também há a divisão entre profissionais e amadores. Essa segunda divisão acontece por existirem aqueles competidores que praticam o esporte por hobby com seus próprios cavalos e há os cavaleiros profissionais, que ganham a vida treinando cavalos de terceiros para os Três Tambores e competindo com os mesmos. Em todo o Brasil existem vários campeonatos para a modalidade e também provas realizadas com grandes premiações ao longo do ano. Entre estas provas, podemos citar a que está acontecendo nesse fim de semana, entre os dias 1 a 4 de Novembro, que é a 9ª Prova dos Três Tambores da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, localizada em Jaguariúna – SP. Ao todo, a prova em Jaguariúna vai distribuir R$210.000,00 em prêmios entre todas as categorias participantes. 

Para conhecer mais sobre os Três Tambores, acesse o site da Associação Brasileira dos Treinadores de Tambor e Baliza: www.abtbtreinadores.com. No site você pode aprofundar seu conhecimento sobre a modalidade e conhecer lugares para iniciar o treinamento no esporte. Pra quem gosta de natureza, desafios e adrenalina, praticar os Três Tambores vai ser pura emoção!


Nenhum comentário:

Postar um comentário