quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Fiba quer incluir a modalidade 3x3 de basquete nos jogos olímpicos

Por Camila Oliveira 

Fiba também solicitará ao COI o aumento do número de equipes masculinas



A Fiba, Federação Internacional de Basquete, solicitará ao COI (Comitê Olímpico Internacional), a inclusão do basquete 3x3 entre os esportes das Olimpíadas, já para os Jogos do Rio, em 2016. O objetivo é seguir o que aconteceu com o vôlei de areia, que entrou nos jogos e permanece até hoje, e criar uma nova disputa olímpica. Atualmente o vôlei de areia é um dos esportes que mais atrai  os jovens e costuma ser sucesso de público. 

O pedido da Fiba será analisado pelo COI durante o congresso anual do Comitê, que acontecerá em setembro de 2013, na Argentina. A solicitação da Fiba tende a ser aceita e tem como vantagem o fato de que o basquete 3x3, em times de três contra três e jogado numa única tabela, não seria uma nova modalidade em si, mas sim segunda alternativa do basquete, assim como ocorre com o vôlei de quadra e de areia. 

No Brasil, o basquete 3x3 ainda não é muito popular, mas sempre foi bastante praticado em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos, conhecido como basquete de rua. Observando esse forte potencial, a Fiba já organizou torneios de 3x3 nos últimos anos, visando agora uma expansão do esporte. Em agosto desse ano foi realizado o primeiro Campeonato Mundial. Os Jogos da Juventude de 2014 já incluíram a disputa na sua programação. 

A Fiba também pedirá ao COI outra novidade para os jogos, o aumento no número de equipes masculinas, passando de 12 para 16 equipes. O objetivo é tornar a disputa mais acirrada e mais curta, já que os jogos na fase de grupos as partidas passariam de 5 para 3. Mas caso aumente o número de equipes, o número de jogos também aumenta, o que leva a necessidade de outro ginásio para as Olimpíadas do Rio. O Rio trabalha para construir uma arena, chamada de Hall Olímpico 1, próximo a Vila Olímpica, com capacidade para 16 mil pessoas, porém apenas 5 mil assentos serão permanentes. Chegou a se cogitar a ideia de importar o ginásio usado nas Olimpíadas de Londres, mas a ideia já foi descartada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário